31.10.07

Fisker desvenda híbrido




A Fisker mostrou a primeira imagem oficial do seu novo modelo híbrido, cuja primeira apresentação pública está marcada para o salão de Detroit, em Janeiro do próximo ano.

O Fisker Hybrid Sports Sedan resulta de uma parceria entre o carroçador do mesmo nome (fundado por Henrik Fisker) e os norte-americanos da Quantum, especialistas em energias alternativas.

O carro, apresentado no site como "Eco-Chic - uma nova categoria de automóveis que fazem sentido", estará disponível no último trimestre de 2009 com uma produção prevista de 15 mil unidades.
(via Top Speed)

Seat inaugurou Centro de Design

A Seat inaugurou em Barcelona o seu novo Centro de Design, concebido por Luc Donckerwolke, director de design da marca espanhola. Este passa a ser, segundo o comunicado oficial, um dos mais modernos centros de design da Europa e o único existente em Espanha.

Será aqui que irá estagiar Duarte Castelo Branco, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, na qualidade de vencedor da terceira edição do Prémio de Design Seat/Automagazine. Desse ponto de vista, tem mais sorte que o Ricardo Figueroa e o Nelson Simões: vai estrear a nova casa!

Na próxima semana vamos visitar o novo Centro de Design da Seat e na semana seguinte entregamos os prémios do nosso concurso de design. O que significa que o tema "design" vai andar por aqui nos próximos tempos.

Tesourinhos deprimentes #3

Telefonam-me de uma agência de comunicação ao serviço de uma grande empresa do sector:

"-Sr. José Moreno, gostaríamos de confirmar a vossa presença no [evento X], para o lançamento do [produto Y].
- Agradeço o convite, mas temos várias pessoas fora em serviço nesse dia, pelo que não vamos poder estar presentes. Mas peço que me enviem o press-release respectivo.
- Sim, humm... dê-me só um momento por favor..."

...E sai da linha por momentos. Quando volta diz o seguinte:

"- Sabe... eu estive a confirmar com a minha colega: nós podemos enviar-lhe o press-release, mas nesse caso não podemos enviar a oferta. É que a [empresa Z] vai oferecer o [produto Y] a quem estiver no [evento X].
- Bom, nesse caso lamento não poder estar presente, mas isso não muda grande coisa. Peço que me envie o press-release de qualquer maneira."

Será que alguém do outro lado da linha pensou que eu responderia: "Ah! Nesse caso conte comigo que eu não deixarei de estar presente"? Provavelmente sim...

30.10.07

Volvo investiga acidentes reais

Já há muitos anos que a Volvo vem acumulando informações sobre acidentes reais numa base de dados destinada a alimentar as suas decisões em termos de novos dispositivos de segurança. Há algum tempo atrás tive a oportunidade de conversar ao almoço com um dos engenheiros responsáveis por esta área dentro da marca sueca. A conversa foi fascinante e nela consegui perceber que daqui se tiram muitas lições para a prevenção de danos em caso de acidente. Este pequeno video (em inglês...) ilustra parte desse trabalho.

Portugal no seu melhor

Bruno Nogueira descobriu uma das muitas pérolas rodoviárias que existem por esse país fora e deu notícia disso em mais um episódio da série Os Incorrigíveis:

As soluções ambientais

Na edição da Automagazine que actualmente está nas bancas , temos em teste dois modelos que ilustram bem as soluções propostas por duas das mais emblemáticas marcas do mercado europeu para o problema das emissões poluentes.

Através com contacto com o Mini Cooper D com pacote Efficient Dynamics, testamos a proposta da BMW, que aliás já tinha passado pelas nossas páginas com o emblema da marca bávara, e, através do Passat Bluemotion, tomamos contacto com a alternativa da VW, que também será extensível a outros modelos da marca.
O que cada um destes automóveis vale é o que está nos respectivos testes. Mas a reflexão que eu penso que se impõe é esta: será isto tudo o que a indústria tem para oferecer? Afinal, estamos perante automóveis que se ligam e desligam nos semáfros e têm mais ar nos pneus do que é normal. É ridículo! Claro que cada um deles tem mais detalhes do que apenas estes dois. E claro que, no conjunto, têm um efeito de "combate ao desperdício" que não é negligenciável e cujos reflexos no ambiente e na economia são positivos.


Mas, sendo a indústria automóvel uma das mais importantes no mundo da economia global, com alguns dos maiores investimentos em investigação e desenvolvimento e os melhores engenheiros ao seu serviço, não seria de esperar que nesta altura tivesse algo mais para apresentar ao consumidor? Parece-me que sim.
Onde estavam os engenheiros das marcas de automóveis há 10 anos atrás? Não era já perceptível nessa altura que a médio prazo seriam necessárias alternativas ao petróleo, tanto do ponto de vista ambiental como do ponto de vista económico (resultado do acréscimo de preço gerado pela perspectiva do seu esgotamento)? Recuso-me a acreditar que tenha sido necessário esperar por Al Gore para a indústria automóvel despertar para este problema. Al Gore talvez tenha servido para despertar as consciências da opinião pública mundial, mas é de esperar que uma indústria que gere - e gera - milhões tivesse um quadro claro da situação muito antes de Al Gore.

Claro que há investigação a ser feita e claro que há muitos anos conhecemos protótipos que exploram novos caminhos em termos de locomoção. Mas os seus resultados práticos são quase nulos. Nesse aspecto, os únicos que souberam reagir a tempo foram os japoneses - Toyota e Honda - com os híbridos, mesmo assim com uma aposta que agora já devia ser mais afirmativa.

Onde estão fuel cell de que há tanto tempo se fala? Onde estão os eléctricos? Onde estão os biocombustíveis? Há novas sugestões de locomoção ou apenas tentativas de alimentar de maneiras diferentes os carros actuais? Acho que, perante a dimensão e a importância da indústria automóvel, devemos ser exigentes com ela. E se formos exigentes, não podemos deixar de concluir que aquilo que o sector tem para propor aos consumidores em termos ambientais é realmente muito pouco.

Nem sequer é preciso sair da indústria automóvel para ter um termo de comparação. Com siglas como o ABS e o ESP e dispositivos como o airbag e os pré-tensores, a evolução da segurança dos automóveis foi exponencial ao longo dos últimos anos. A seu tempo, o ABS, o airbag ou o ESP foram elementos revolucionários. Estão para a segurança dos automóveis como as fuel cells ou a energia eléctrica estariam para a locomoção. E hoje, são um dado adquirido no dia-a-dia das pessoas. Mais: com o advento da electrónica e dos sensores, os automóveis estão no limiar de se tornarem literalmente isentos de acidentes. Tecnicamente isso já é possível e só ainda não foi materializado na prática porque a tecnologia tem que ser testada e há muitas questões de índole social, política e até filosófica que precisam de ser esclarecidas (essa é outra discussão...).

Ao pé disso, o que significam um motor que se desliga nos semáforos e um automóvel cujos pneus geram menos atrito. Significam pouco menos que nada!

Ferrari FXX vai continuar

A Ferrari decidiu estender por mais dois anos - até 2009 - o seu programa FXX, desenvolvendo um kit de evolução para este modelo que o melhora em termos de performance e dinâmica.
Entre as alterações operadas, o motor V12 de 6262cc passa a ter uma potência de 860 cv às 9500 rpm, as mudanças de velocidade foram reduzidas para apenas 60 milisegundos (menos de 20 ms do que antes) e as relações de caixa foram reescalonadas para aproveitar as 1000 rotações adicionais tiradas do motor.
O controlo de tracção também é novo (permitindo nove settings diferentes) e um novo difusor, entre outras soluções aerodinâmicas, permite incrementar o downforce traseiro.
Como resultado destas alterações, o Ferrai FXX tirou duas décimas ao tempo por volta em Fiorano, passando dos anteriores 1,18 para 1,16.
O FXX continuará o seu programa de testes privados por mais dois anos, com seis corridas anuais organizadas pela própria Ferrari, duas na Europa, duas nos EUA e duas na Ásia. Michael Schumacher, claro, continuará a ser um dos participantes nalgumas destas sessões.

23.10.07

Porsche toma conta da VW

O Tribunal de Justiça deu razão à Porsche no seu diferendo com o Estado da Baixa Saxónia acerca das limitações accionistas impostas pelos estatutos da VW. Mediante um regulamento interno de 1960, destinado a proteger a participação pública, nenhum accionista pode ter mais de 20 por cento dos direitos de voto para o conselho de administração, mesmo que tenha mais do que isso em acções.

Acontece que, com 31 por cento da VW, a Porsche é o maior accionista da VW e como tal quer mandar no que é seu. O Tribunal de Justiça europeu acaba de decretar que a empresa tem razão e a VW tem que autorizar que a firma de Stuttgart eleja os representantes a que tem direito no conselho de administração.

Ou seja, a partir de hoje quem manda na VW é a Porsche! E assim se torna real (mais uma vez) uma fábula só possível no moderno mundo dos negócios: a formiga engole o elefante!

19.10.07

Subaru Impreza em formato Quad


.
Este estranhíssimo objecto é um Quad desenvolvido pelo "fanático" neozelandês Ken Brough com recurso a componentes do Subaru Impreza, incluindo o motor de 231cv.
.
Com apenas 530 kg de peso, caixa de cinco velocidades e repartição da tracção 70% à frente e 30% atrás, o STi ATV deve ser uma coisa bem engraçada de conduzir...
(via Carscoop)

18.10.07

R8: o Audi mais lento de sempre



Este anúncio, criado pela filial inglesa da Audi para o lançamento local do R8 afirma que este é "o carro mais lento" que jamais construíram.

No video vê-se a construção de um R8 da primeira à última peça, por um grupo de mecânicos da Audi, num processo que demora vários dias, mas que é condensado num spot de 90 segundos. O resultado é muito interessante.

(via Inside Line)

Audi lança concorrente do... iPhone

Um dos pormenores mais curiosos no concept Metroproject que a Audi vai divulgar dentro de dias no salão de Tóquio é este pequeno aparelho que ameaça concorrer com o... iPhone.

Chamado Audi Mobile Device, este aparelho inovador permite o acesso ao interior, funciona como cartão mãos-livre para ligar o motor e ainda faz chamadas, lê ficheiros Mp3 e dá indicações de navegação. All-in-one.

Os menus são os do sistem MMI já conhecido de outros Audi, mas neste caso vêm acompanhdados de Wi-Fi e 3G, tudo utilizável através de um ecrã sensitivo semelhante ao do iPhone da Apple. Com a capacidade remota permitida por este aparelho, é possível, por exemplo, ligar o aquecimento antes de sair de casa ou registar as tentativas de roubo, mesmo quando o proprietário está longe do automóvel.

Por enquanto é apenas um protótipo, mas um dia todas as "chaves" serão assim.
(via Motor Authority)

Pagani Zonda F bate Porsche Carrera GT



O Motor Authority noticia que o Pagani Zonda F acaba de bater o tempo do Porsche Carrera GT no Nurburgring Nordschleife, melhorando o tempo do carro alemão em cerca de duas décimas de segundo.

O Rei morreu! Viva o Rei!

Audi Metroproject antecipa A1



O site Worldcarfans tornou públicas as primeiras fotos do concept Audi Metroproject quattro, que a marca vai exibir no próximo salão de Tóquio e que antecipa as formas básicas do futuro A1.

Curiosamente, o Audi A1 também é o principal tema de capa da Automagazine deste mês, que nesta altura está a chegar às bancas, com uma antecipação do que será versão final do Audi A1, um carro em que a marca germânica deposita muitas esperanças para repetir o sucesso do Mini da BMW.




17.10.07

Nissan GT-R desvendado

Depois de a revista Motor Trend ter - aparentemente - quebrado um embargo e ter deixado sair uma imagem da sua próxima capa com uma boa foto oficial do Nissan GT-R, a AutoWeek não quis ficar atrás e publicou várias fotos do carro, reproduzidas na galeria abaixo.

O Nissan GT-R será oficialmente desvendado no próximo salão de Tóquio, que abre para a imprensa a 24 de Outubro (e para o público a 29).

O Nissan GT-R destina-se a competir com o Corvette Z06 e com o Porsche 911 Turbo. Terá um motor V6 com dois turbos e 473 cv capaz de o levar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. A tracção é integral e a caixa automática de seis relações tem comandos no volante.

.
.
.
.

16.10.07

Ferrari 599 GTO vai ser produzido



Em 2006, o designer holandês Michiel van der Brink, desenhou este projecto de uma variação do 599 fortemente inspirada no 250 GTO de 1962. A aceitação entre os colecionadores e fanáticos da marca foi tão boa que se desencadeou o processo que vai dar lugar a uma série muito limitada de produção.

A base técnica do GTO é o actual 599 GTB Fiorano, mas, na versão 599, com o motor V12 "puxado" até aos 650 cv e 630 Nm (620 e 608 no original), atingindo os 330 km/h e acelerrando dos 0 aos 100 km/h em 3.6 segundos. A versão 630 GTO tem cilindrada aumentada para os 6,3 litros e oferece uma potência de 750 cv e um binário de 680 Nm, Faz 350 km/h e 3,4 segundos.

Ao todo serão construídos apenas 5 exemplares do GTO, sendo que a versão 630 deverá custar cerca de 993 mil euros (bom... um milhão). Antes de impostos...

A produção iniciar-se-á em 2008 e as primeiras unidades serão entregues em 2009.
Mais um carro de coleccionador.

Markku Alen ao volante do Vinci GT

Não é todos os dias que podemos ver o campeão Markku Alen ao volante de um carro português.

Isso aconteceu na última edição do MotorClássico, nos pavilhões da Exponor, e foi captado num video (oficial) já disponível no YouTube:


Novo Subaru Impreza WRX STi





A Subaru divulgou as primeiras fotos oficiais do novo Impreza WRX Sti, cujas especificações técnicas serão divulgadas no próximo dia 24 de Outubro no lançamento no salão de Tóquio.




12.10.07

Lamborghini Embolado

Qualquer dia as marcas começam a aproveitar tamanha generosidade...

Agora a moda parece ser as propostas de design realizadas por estudantes ou profissionais desconhecidos que ganham um buzz inesperado na internet. Este também é um efeito da sociedade em rede.

Este é o Lamborghini Embolado, a proposta de um Lambo mais compacto que os actuais, da autoria de Luca Serafini, um designer italiano de Modena com 26 anos de idade.

(via Motorpásion)

Honda CRX: renascido das cinzas?


No final do mês, a Honda vai mostrar, no salão de Tóquio este concept, que dá pelo nome de CR-Z e no qual é impossível não ver um piscar de olho ao saudoso Honda CRX. Oficialmente a marca não confirma essa filiação, mas explica que CR-Z são as iniciais de Compact Renaissance - Zero...







Lamborghini Reventón

Agressivo, Exclusivo, Sensual, Extremo:
eis o novo Lamborghini Reventón.



Mais na próxima edição da Automagazine....

À atenção do BMW M3

A Lexus acaba de divulgar um video da apresentação do novo Lexus IS-F no Japão, com alguma acção na pista de Fuji e vistas estáticas do carro, com o qual a marca japonesa pretende combater o BMW M3. Tal como este, tem um motor V8 de 5.0 e 423 cv (mais 3 que o M3). No site do IS-F há mais informação, imagens e alguns wallpapers interessantes para quem quiser "provocar" os fanáticos do M3...



Este video tem mais "informação" mas não é tão radical como o que foi filmado em Laguna Seca e divulgado há umas semanas. Aqui sim, há muita borracha queimada:

11.10.07

Ganhe prémios Sega Rally

A Automagazine está a oferecer jogos Sega Rally e outro merchandising alusivo ao tema.

Quem quiser habilitar-se a ganhar pode inscrever-se e consultar a mecânica do passatempo nesta página.

Quem quiser pode ver um trailer video do jogo (e outras sequências) alojadas na plataforma de videos do Auto Hoje.

2.10.07

Futuro Ferrari Dino, segundo Ugur Sahin




Ugur Sahin é um jovem desenhador turco praticamente desconhecido. Mas o que anda por aí a circular com bastante insistência é a sua proposta para um futuro Ferrari Dino, uma projecto que a marca ainda não confirmou mas cujos rumores parecem incessantes. Não sabemos se algum dia vai haver um novo Dino e ainda menos se ele será assim. Mas, se fosse, não lhe ficaria nada mal...
(descoberto na Automóvil, com mais fotos no Autoblog italiano)