31.3.07

Lexus com publicidade inovadora

O Autoblog (citando o Fresh Creation) faz referência a esta projecção holográfica, que atrai tanta gente a uma montra da Lexus que a polícia se vê na necessidade de desimpedir a rua...



Mas ainda mais interessante é a explicação - e as potencialidades - da tecnologia que está por detrás do anúncio. Um tipo de projecção que suspeito que veremos proximamente num dos grandes salões internacionais.

30.3.07

Porsche Panamera em video

Os nossos colegas da AUTOStraßenverkehr captaram em video imagens do Porsche Panamera algures na Suécia e divulgaram o resultado no You Tube. É uma rara imagem dinâmica de um modelo que só vamos poder ver definitivamente em 2009.


(via Autoblog)

As voltas que o mundo dá...

Refleticindo sobre uma notícia do The Times of India que dá conta de a Hyundai vai passar a exportar o Getz para a Europea a partir da Índia, o Carscoop faz esta observação pertinente: quem diria, há uma década atrás, que um fabricante coreano escolheria outro país asitático para construir um dos seus modelos mais vendidos?

Connaught renasce das cinzas

A Connaught, uma marca inglesa dos anos 50 reavivada em 2002 por Tim Bishop and Tony Martindale, instalou no sul do País de Gales um novo centro de investigação e desenvolvimento, onde espera produzir, no final de 2007, o
Type D GT Syracuse, um coupé de quatro lugares com motor de 300 cv desenvolvido internamente.
O nome Syracuse deriva do facto de a Connaught ter dado a Inglaterra a primeira vitória de um britânico na F1 no GP de Siracusa, na Sicília, em 1955.
A ver vamos se este projecto vai em frente. Que o carro é interessante, disso não há dúvida.
(via Motor Authority)

Chysler com TV a bordo

A Chrysler anunciou que chegou a acordo com o grupo de distribuição de sinal por satélite Sirius, para que os modelos da marca, a partir de 2008., passem a receber directamente no veículo as emissões dos canais Nickelodeon, Disney Channel e Cartoon Network. O Town & Country, equivalente ao "nosso" Voyager, será o primeiro a receber o novo sistema.


Já há carros que podem receber as emissões de TV hertziana terrestre, mas esta é a primeira vez que se aponta para a distribuição de canais fechados via satélite directamente para os carros preparados para os receber (e especificamente pensados para o público infantil). Atrás disto, podemos imaginar o que pode vir. Afinal, com muitos dos carros actuais preparados para receber diversos tipos de sinal, incluindo por satélite, porque razão devemos ficar confinados a umas quantas estações FM? E quando eles puderem receber sinal Wi-Fi?

29.3.07

Desafio ao Veyron

A Evo noticiou que o preparador alemão 9ff está a ultimar um Porsche 911 especial capaz de bater o recorde de velocidade do Bugatti Veyron no próximo teste de velocidade da Auto Motor und Sport no circuito de Nardo. O carro terá uma potência de mais de 900 cv e espera-se que consiga chegar aos 409 km/h, mais dois quilómetros que os 407 km/h já registados pelo Bugatti Veyron.
(dica German Car Blog)

Cá estaremos para ver. Mas, independentemente de o carro da 9ff fazer ou não o que promete, o Bugatti Veyron continua a ser um desafio em aberto a todos os grandes construtores. Com dinheiro (muito dinheiro) da VW, a Bugatti fez um carro perfeitamente imbatível em velocidade. Claro que o fez, provavelmente, à custa da rentabilidade do projecto, mais para afirmar que o conseguia fazer do que para ganhar dinheiro. Mas, mesmo assim, é esse o desafio: será alguma marca capaz de fazer melhor? Mais, terá alguma marca a coragem de o aceitar? A tentativa da 9ff é apenas um prelúdio. O facto de ser feita com um Porsche deve ser apenas coincidência...

O primeiro

Ok, este não é o primeiro post do blog, mas é o meu primeiro post, e, por isso, tenho algumas considerações iniciais a fazer. Para começar, quero aqui muitas mulheres nas visitas! Sim, porque isto dos automóveis ser um mundo de homens, e tal, já cansa. Os carros fazem parte do dia-a-dia de todos nós e está mais do que na hora das mulheres olharem para eles com outros olhos. Além disso, no que toca às opiniões dos leitores (que é o que se pretende neste espaço), o ponto de vista feminino é necessariamente diferente. Mas igualmente válido e importante. Por isso, minhas senhoras, sem medos nem vergonhas! Toca a tratar os pistões e as bielas por tu que eu estou cá para assegurar que, no mundo do automóvel como no resto, nós fazemos tudo o que eles fazem… e de saltos altos, se for preciso! ;)

Caravana Ferrari em Portugal



Nó próximo dia 3 de Abril a caravana comemorativa dos 60 anos da Ferrari passa por Portugal, percorrendo um percurso que começa em Sintra e passa pelo Cabo da Roca, Guincho, Belém, Praça do Comércio, Marquês de Pombal, Av. da Liberdade e Campo Pequeno. O "passeio" começou no Abu Dhabi em final de Janeiro e termina em Maranello a 25 de Junho. Neste momento a caravana está nos Estados Unidos. As informações sobre a iniciativa estão no site www.ferrari60relay.com e há uma zona do mesmo que permite que os espectadores façam o upload dos seus próprios textos, fotor e videos sobre o evento, até um máximo de 10 MB.

27.3.07

E se o Tiago lá estivesse? Na pista, quero eu dizer...

O ano de 2007 ficará para sempre marcado como o primeiro da nova era da Fórmula 1. Não que a Fórmula 1 em si tenha mudado grande coisa, embora agora saibamos que já só corre um alemão chamado Schumacher e que todos os pilotos são obrigados a usar, pelo menos uma vez durante a corrida, quatro pneus que não lhes servem para nada. Esta «nova era» da Fórmula 1 a que me refiro nasce do facto desta ser a primeira temporada em que os portugueses que querem ver as corridas (e os treinos) têm que pagar.

A história resume-se rapidamente e é do domínio público: a Sport TV quis comprar os direitos de transmissão da Fórmula 1 e a RTP, no momento da renegociação, achou mais prudente não fazer tão grande esforço quanto isso para a manter no serviço público, até porque evita ter que andar sempre a mexer na programação do fim-de-semana.

Não é novidade - há uns anos, Bernie Ecclestone decidiu entregar os direitos de transmissão da Fórmula 1 à «ITV», retirando os mesmos direitos à BBC e ao canal Eurosport (que transmitia para toda a Europa, incluindo o Reino Unido...). A «ITV» chegou a pensar implementar o sistema pay-per-view, mas uma audiência de 45 milhões de espectadores chega-lhe para, actualmente, mais que justificar esse investimento. A Sport TV, nos dias bons, chega a 600 mil espectadores, e é se tiver um Benfica-Sporting na carteira.

Agora, ver corridas de Fórmula 1 pela televisão custa uma assinatura do operador de TV por cabo mais a mensalidade do canal de desporto. Ou, no mínimo, custa uma assinatura do operador de TV por cabo mais a mensalidade de um pacote «fantástico», o qual inclui um canal chamado «RTL» e permite ver (e ouvir) corridas comentadas por dois alemães e pelo Niki Lauda, incluindo também vários minutos de publicidade à Warsteiner, D2-Mobile, Deutsche Post e afins. Mais em conta talvez seja a hipótese de comprar uma antena parabólica, apontá-la ao satélite certo e sintonizar a inglesa «ITV», que transmite a corrida em sinal aberto e comentada em inglês, por um grupo de pessoas que até percebe do assunto. Mais barato que isto, só vendo pela RTP e pagando a taxa (sim, ainda se paga, embora quase ninguém perceba que essa taxa vem cobrada na factura da electricidade).

A Fórmula 1 na Sport TV nem está nada mal (temos transmissão desde os treinos livres!) e ter o Tiago Monteiro a fazer comentários é um detalhe interessante, porque se há alguém que sabe o que é andar a 290 km/h num destes monolugares actuais é ele.

Mas agora pergunto: a Sport TV já teve os direitos de transmissão do Mundial de Futebol e, no entanto, os jogos da selecção deram sempre em sinal aberto. Se o Tiago Monteiro tivesse ficado na Spyker e estivesse a correr, poderíamos alegar «interesse nacional» para ver as corridas?

China, o grande poluidor

Segundo dados recentemente divulgados pelo governo chinês, a China ultrapassará os Estados Unidos em 2008 como o maior poluidor mundial. Segundo esses dados, o aumento de produção de gases com efeito de estufa é actualmente maior na China do que em todo o restante mundo industrializado.

(noticia a Wired, citando o San Francisco Chronicle)

Internacionalização

O estranho caso do Padre Português de gosta de acelerar no seu Ford Fiesta ST e da ainda mais estranha associação que decidiu queixar-se ao Papa, já chegou lá fora. O Autoblog deu a dica e muitos blogues internacionais têm estado a deliciar-se com a história (o que pode ser comprovado através do Google ou do Technorati). Pela via noticiosa, a Reuters também já propagou esta exuberante notícia. Portugal está outra vez nas bocas do mundo...

O que NÃO FAZER com um Enzo Ferrari

O actor norte-americano Eddie Griffin mostrou os seus dotes de mau condutor ao volante de um Enzo Ferrari e toda a cena foi captada pelas câmaras da CBS:



No final, o actor não sofreu danos de maior e parece que MESMO ASSIM ainda ficou com vontade de dizer umas graçolas... "Brother can´t drive", disse ele!

(via Autoblog)

Os carros do futuro e o problema da responsabilidade do condutor

A Associated Press noticia hoje (via DriversDrive) que os cientistas prevêm que os carros inteiramente conduzidos por robots possam ser comuns no ambiente urbano já em 2030, daqui a pouco mais de 20 anos.

Na verdade, a previsão até parece pouco arrojada, se considerarmos que essa tecnologia já existe, já está a ser testada por vários fabricantes e já foi objecto de teste na última edição da Automagazine, a convite da GM.

Claro que a generalização de uma tecnologia pode ser bastante mais demorada que o seu desenvolvimento, sobretudo quando está em causa algo tão revolucionário como carros que se conduzem a si próprios. Por isso, a tecnologia que permite aos automóveis evitarem chocar uns com os outros vai certamente refinar-se nos próximos anos, mas o que verdadeiramente vai estar sobre a mesa são as questões sociais e políticas que essa tecnologia suscita.

Os responsáveis pelo projecto Vehicle-to-vehicle da GM, por exemplo, assumem como sua política não isentar o condutor da responsabilidade pela condução. Por isso é que o sistema deste fabricante integra sobretudo avisos e muito poucas acções tendentes a evitar o acidente.

Percebe-se porquê. Um fabricante que assuma a possibilidade de evitar determinados acidentes independentemente da vontade do condutor, pode ficar à mercê da imputação de responsabilidades quando esse acidente efectivamente acontece. Ou seja, cria-se aqui uma zona difusa de responsabilidades que muito provavelmente vai "cair em cima" dos construtores.

Mas penso que, mais cedo ou mais tarde, à medida que a tecnologia for ficando cada vez mais fiável, essa questão vai voltar a colocar-se. Porque se é verdade que um fabricante não pode assumir a responsabilidade por um veículo que um condutor está a controlar, não é menos verdade que não faz sentido ficarmos de braços cruzados perante acidentes que podiam ser evitados com a tecnologia de que dispomos. Os carros da GM que testámos em Espanha, por exemplo, podiam facilmente ser impedidos de entrar em sentido contrário numa auto-estrada ou passar um sinal vermelho, mesmo que o condutor o quisesse fazer. Bastava para isso que o software o programasse antecipadamente. Não seria isso legitimo e até desejável?

Bem sei que a questão é um bocado "filosófica", mas este é certamente o tipo de dúvidas com que seremos confrontados no futuro, à medida que os carros "automáticos" começarem a aparecer.

Elogio do belo

















"Este é o automóvel mais belo que desenhei em toda a minha carreira."
Walter De' Silva, a propósito do novo A5, na Automagazine de Abril

Mesmo descontando o marketing, a frase impressiona!

26.3.07

Copycat

É impressão minha, ou este vídeo....



... devia pagar direitos de autor a este video...



(via Carscoop)

Robb Report elege Continental GTC como Carro do Ano

A revista de luxos norte-americana Robb Report elegeu o Bentley Continental GTC como Carro do Ano 2007.
.
Já conhecia a Robb Report há algum tempo e esta é uma boa ocasião para chamar a atenção para esta revista, que é leitura obrigatória para quem gosta do melhor da vida.
.
(mais uma dica DriversDrive)

Hora de ponta

Foi só chapa...

À primeira vista pode parecer só chapa, mas este não é um acidente qualquer...

Segundo a BBC, um Bugatti Veyron de matrícula inglesa provocou um acidente, ontem, Domingo, na Renfree Way, em Shepperton, no Surrey. Stuart Cox, testemunha ocular do acidente, tirou estas fotos que a BBC publica.

Schumacher dá nome a curva

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Schumacher vai ter uma curva no circuito de Nürburgring com o seu nome. A informação foi veiculada pelo Express, de Colónia, e já chegou aos media portugueses.
.
É justo. E ainda é pouco!
.

Para quem gosta de "música"...

Muito se tem falado (e vai continuar a falar) do novo motor V8 do BMW M3. Independentemente do resto, um V8 é sempre outra "música".

Para quem gosta desta "banda sonora" eis dois links interessantes descobertos no PistonHeads através do Autoblog:

Para melómanos...

Mesa de oito cilindros em V


O que fazer com um velho motor Rover v8?

Esta é uma resposta possível: uma mesa de sala de estar descoberta no Autoblog, mas com raízes até esta conta do Flickr, gerida por um utilizador chamado Fiskbil. Ele próprio fez a mesa mas... não está à venda!

VW Tiguan em exclusivo na net

A Volkswagen anunciou que vai revelar imagens e informações sobre o novo Tiguan alguns meses antes da estreia oficial no salão de Frankfurt. Em exclusivo para quem se registar aqui.

A caverna de Ali Babá

Imagino a cara de espanto dos nossos colegas da Motor Clássico quando lhes abriram as portas deste velho armazém, desvendando dezenas de carros cllássicos fechados há anos, à espera de serem descobertos. Uns melhor conservados do que outros, é certo, mas ainda assim uma colecção notável. Na Automagazine deste mês publicamos uma "espantada" foto do assunto, mas na Motor Clássico vem a história completa. Um verdadeiro achado!

25.3.07

Bom dia!

Este é o blogue colectivo da revista Automagazine. É escrito pelos jornalistas e colaboradores da revista e expressa as suas opiniões, comentários, análises sobre tudo o que tenha que ver directa ou indirectamente com o mundo dos automóveis. As novidades, as curiosidades, as sugestões, os links para coisas interessantes, enfim, tudo o que move quem realmente gosta de automóveis.

Aqui não aparecerão os artigos da edição em papel. Mas aparecerão muitas vezes complementos aos mesmos, informações dos "bastidores" e outras notícias, análises, comentários ou opiniões que sejam interessantes. Uma revista mensal e um blogue diário são dois meios de comunicação muito diferentes. Mas - acreditamos - são também bastante complementares!

Este é também, naturalmente, um espaço aberto à participação dos leitores. Queremos estabelecer um canal de comunicação imediato com quem nos lê, aqui ou na edição em papel. Porque sabemos que quem nos lê tem coisas para nos ensinar, informações interessantes e opiniões válidas. E acreditamos que essa participação se irá pautar pelo civismo e respeito pelas opiniões dos outros. Diga de sua justiça nos comentários aos posts ou envie-nos um e-mail. Critique, comente, opine, e, sobretudo, mostre-nos todas aquelas coisas interessantes que gostaria de partilhar connosco e com os restantes leitores.

Um blogue é necessariamente um meio aberto e dinâmico. Por isso, não se pode definir à partida o que ele vai ser. O caminho faz-se caminhando e, neste caso, o blogue da Automagazine será aquilo que a equipa da Automagazine e os leitores quiserem que ele seja. Eu espero surpresas deste blogue e penso que quem nos vier ler também pode contar com elas.

Boas leituras!